sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Terça-feira, 5 de Agosto de 2008 _ frente&verso

Segunda audiência sobre impugnação de candidata começou 'inda agorinha

Às 10 horas de hoje, a juíza eleitoral de Paracuru instalou audiência para apresentação de provas documentais pelo ministério público e partidos que se apresentaram como impugnantes do registro de candidatura a prefeito de Érica de Figueiredo der Hovannessian, representante da coligação Unidos pelo Paracuru e pretendente a sucessão do prefeito em fim de mandato, José Ribamar Barroso Batista, o seu Ribeiro.

A primeira audiência sobre estes processos de impugnação se desenrolou, sem intervalos, das 10 da manhã de 31 de julho, quinta-feira, às 4h da madrugada do dia 1.º de agosto, sexta.

Concentram-se as alegações dos impugnantes em dois pontos distintos: 1) possível uso da estrutura do sistema administrativo municipal para ampliação da imagem pública da então pré-candidata Érica der Hovannessian: e, 2) existência de relação estável do prefeito Ribeiro e a ora candidata Érica, sob provas testemunhais, que estaria sendo disfarçada, nos últimos meses, pela manutenção de distância entre os dois, dados os atuais interesses eleitorais.

Afora a juntada de peças pelos impugnantes, ouvem-se várias pessoas cujos nomes tenham sido mencionados por testemunhas na audiência anterior e dadas como conhecedoras da relação de convivência, antes d'agora, entre o prefeito e a candidata.

Ao todo, mais de vinte testemunhas de ambos os lados foram interrogadas, sendo a maioria das partes impugnantes.

Finda esta fase e até o dia 16, como prazo final previsto na legislação eleitoral, a juíza dará seu veredicto.

Expectativa Um grupo restrito, vinculado ao chefe da municipalidade, permaneceu do começo ao fim da primeira audiência, no salão de entrada do fórum, constantemente visitado por correligionários. Presume-se a repetição.

Do lado de fora do prédio, na alameda da Rua São João Evangelista, formam-se pequenos grupos de pessoas, entre acompanhantes e curiosos, do começo ao fim do dia.

Processos e processos Por ter afirmado que a posição de Ribeiro em empenhar-se no direcionamento da então anunciada pré-candidatura a prefeito da professora Érica de Figueiredo der Hovanessian lembrava Juan Domingo Perón e sua amada Evita e também o ex-presidente da Argentina, Nestor Carlos Kirchner, que transmitira o seu cargo à esposa e vice Cristina Fernandez de Kirchner, -- o educador José Xavier Moreira responde a processo por difamação, intentado por Ribeiro em 18 de março deste ano.

Se a conclusão judicial sobre o presente feito não for adversa à candidata sob impugnação, Ribeiro poderá vir a processar todas as testemunhas que afirmaram sua pretensa convivência com ela, segundo se comenta nos corredores do poder e nos pontos de relacionamento social da cidade.

Nenhum comentário: